15 anos de contributos para a Sociedade da Informação e Comunicação em Portugal

 

Contextualização

 

Em 1997, com a publicação do Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal o Governo decidiu preparar de uma forma concertada a construção da Sociedade de Informação no nosso país. Neste documento foram propostas orientações e medidas em diversas áreas. Mariano Gago (1997), considerou o Livro Verde como “provavelmente o primeiro texto político em Portugal cuja construção pôde ser permanentemente seguida, observada e comentada na Internet”, o que o torna inovador para a época.


Passados 15 qual o ponto da situação? Como evoluíram as orientações e medidas inicialmente propostas? Qual a atual posição de Portugal neste desafio? São algumas questões que me surgem.

 

Este foi o tema de investigação e desenvolvimento que escolhi. O meu interesse por este tema deveu-se à possibilidade de selecionar uma área concreta para desenvolver o trabalho, a qual poderia estar diretamente relacionada com a minha atividade profissional.

 

Assim num primeiro contato com a minha orientadora, a Professora Maria João Antunes, foi possível definir qual a área de trabalho. A área escolhida foi o Ensino. De acordo com as orientações recebidas devo centrar a minha atenção em medidas, alterações tecnológicas e modernização de infraestruturas que tenham repercussão na comunicação (interna e externa), no que diz respeito ao acesso e disponibilização de informação.

 

Ponto da situação


Neste momento encontro-me a “engendrar” a questão de investigação que será o foco da minha investigação e em simultâneo a recolher informação.

 

 

publicado por sandraamorim às 14:54 | comentar